29 de setembro de 2015

Nair Benedicto na 11ª Edição do Festival Internacional de Fotografia de Paraty em Foco

O prazer de conhecer a Fotógrafa Nair Benedicto na 11ª Edição do Festival Internacional de

Fotografia de 
Paraty em Foco. Nair Benedicto será a homenageada do Revela Bertioga 2015 com o

 troféu Buriqui....
Foto Tatiana Gonçalves
Biografia de Nair Benedicto
Nasceu na capital paulista, em 1940, onde estudou na Universidade de São Paulo, formando-se em Rádio e Televisão em 1972 e passando a fotografar para a empresa Alfa Comunicações. Em 1979, fundou a Agência F/4 de Fotojornalismo, com Juca Martins, Delfim Martins e Ricardo Malta. A agência teve papel de primordial importância na discussão dos problemas da categoria, como direito autoral, crédito obrigatório e instituição de uma tabela de preços mínimos.
Em 1991, desligou-se da F/4 para fundar a N Imagens, que dirige até hoje. Neste mesmo ano, Nair integrou – com Stefania Bril, Marcos Santilli, Rubens Fernandes Júnior e Fausto Chermont – a equipe criadora do NAFoto (Núcleo dos Amigos da Fotografia), responsável pela realização dos eventos bienais Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Desde a década de 1970 Nair Benedicto se destacou pelo engajamento com as questões de cunho social, como a situação indígena, o problema dos trabalhadores sem terra e, sobretudo, a posição da mulher na sociedade brasileira, tendo sido comissionada pela Unicef para realizar, durante os anos de 1988 e 89, ampla documentação sobre a situação da criança e da mulher na América Latina. É autora dos livros: A greve do ABC (1980); A questão do menor [em parceria com Juca Martins] (1980); e Nair Benedicto: as melhores fotos (1988). Tem seu trabalho representado em importantes instituições nacionais e estrangeiras, como o Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo e o Museum of Modern Art, New York. Fonte: Biografia de Nair Benedicto



Marcus Cabaleiro
MTB - 66920-SP

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e aprovação do autor.

The Copyright Law No. 9,610, of February 19, 1998: prohibits the reproduction or dissemination for commercial purposes or not, in any medium, without prior consultation and approval of the author.


Nenhum comentário:

Postar um comentário