Google+ Followers

19 de outubro de 2013

Casa da Frontaria Azulejada - Centro Histórico de Santos


Casa da Frontaria Azulejada - Centro Histórico de Santos
Uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, a Casa da Frontaria Azulejada foi construída em 1865 para residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto. O prédio, com dois pavimentos, ficou conhecido por sua fachada de influência neoclássica, formada por azulejos em alto-relevo importados de Portugal. Concebida em forma de ‘U’, a construção tinha a abertura voltada para o porto.
 
 
 
 
 
Com o passar dos anos o sobrado passou a ser utilizado como escritório, hotel, armazém de cargas e, por fim, como depósito de adubos químicos. Em 1973 foi tombado em nível federal, o que provocou seu abandono definitivo. Anos mais tarde, vieram também os tombamentos pelo estado e município.
Em 1986, quando foi desapropriada pela Prefeitura, a casa estava semidestruída, sem o teto e o piso superior.
 
 
 
 
A recuperação da fachada aconteceu em 1992, com a devolução da estrutura original da porta principal e dos azulejos, restaurados ou reproduzidos. Realizado pelo artista plástico Luís Sarasá, o trabalho constituiu tarefa artesanal, cujo resultado contabilizou sete mil peças novas, e desde 1995, o local é patrimônio da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
Fonte: http://www.turismosantos.com.br/ptb/guia-de-santos/locais/ir/atracoes-em-santos/centro-historico/casa-da-frontaria-azulejada
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto Marcus Cabaleiro CabalPhoto
Email: marcuscabaleiro@hotmail.com.br
Blog: http://marcuscabaleiro.blogspot.com.br/
Face: https://www.facebook.com/MarcusCabaleiroCabalPhoto
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cabalphoto
Twitter: @CabalPhoto
SKYPE: marcuscabaleiro
Whatsapp: 13997032834
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.