6 de junho de 2012

Palácio Saturnino de Brito - SABESP - SANTOS - SP - BRASIL

No hall, uma escadaria com degraus e corrimão em puro mármore nacional, centralizando sobre seu patamar o vitral denominado "Os Bandeirantes". Este ambiente é iluminado por uma cúpula também de vitral, em cujo centro destaca-se o escudo do Estado de São Paulo.
hall é ainda revestido de marmorite, com piso de faixas de mármore e campo de granilite filetado de latão. A iluminação indireta é feita atrvés de calhas de gesso, modelado e pintado à "majolica".



O vitral de Conrado no Palácio
"Os Bandeirantes", de Conrado Sorgenicht Filho - Os primeiros vitrais do país, de autoria do artista alemão Contrado Sorgenicht Filho, surgiram no século passado. Entretanto, coube ao seu filho, de mesmo nome, a criação do denominado "estilo brasileiro", por refletir feitos históricos, junto a paisagens locais. Seu primeiro trabalho dessa série é o vitral "Os Bandeirantes", integrante do conjunto arquitetônico do Palácio Saturnino de Brito.
Com seis metros de altura, esta importante obra retrata a escalada da Serra do Mar pelos bandeirantes portugueses, acompanhados de indígenas, no transporte de riquezas. Resume visualmente a formação de nossa etimologia e cultura. Bastante colorido, com figuras bem elaboradas, transmite uma imagem que pode ser equiparada ao moderno tropicalismo.



VITRAL E CLARABÓIA NA SABESP - SANTOS - SP

Palácio Saturnino de Brito

Av. São Francisco, 128 – Centro/Santos

Terça a domingo, das 11h às 17h
Grátis


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS
Marcus Cabaleiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário